quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pane no Sistema (parte 1: explicando o sistema)

Sabe quando você escuta de alguém que há um erro no sistema em um computador, ou quando alguém mais velho te diz que “não é assim que funciona o sistema” ou no filme “Tropa de Elite 2” o Capitão Nascimento dizendo que o sistema era seu inimigo. Pois é! Se você olhar bem, tudo no mundo pode ser dividido em sistemas.

O que seriam sistemas? Sistema é o modo como determinada coisa funciona ou deveria funcionar. É como se fosse o tabuleiro e as regras de um jogo. O sistema te diz o que é certo e o que é errado, o que é lucro e o que é prejuízo, o que pode te levar a ser um milionário e o que pode fazer de você um mendigo. Enfim, poucas pessoas entendem como funciona o sistema e, quando conseguem dominá-lo , se tornam poderosos.

Um sistema existe em toda parte, você pode não percebê-lo e/ou demorar pra entendê-lo, mas sempre, SEMPRE faz parte dele. Por exemplo: na escola você não pode matar aula mesmo que já tenha passado naquela matéria. É crime? Não! Tá nas regras da escola? Não! Então por que você não mata? Ou quando mata, por que se esconde?! Se você se esforça, se dedica, faz todos os trabalhos da escola, e no final você recebe nota “x”, enquanto outro aluno não faz nada e só copia os deveres importantes chega no final do bimestre com a mesma nota “x” que você. E aí? O que fazer quanto a isso? Se você não der cola a eles, algum nerd dará, se você resolver parar de estudar você tirará notas baixas e se resolver começar a colar você ficará como ele. Onde está escrito que ser honesto e dedicado está certo? E onde diz o ao contrário?

Por isso é que quando você se da conta que faz parte de um sistema, você precisa observá-lo, pois ninguém diz como ele funciona, você vai vendo na prática. Usando o exemplo da escola, você pode ver alunos tomando advertências fazendo certas coisas que você não fazia idéia de que era errado mas, a partir do momento que você vê alguém recebendo uma advertência por determinada atitude, você já “saca” que ela está errada. Quando você vê um nerd com notas altas ele nunca é o melhor aluno da sala pois nerds sempre tem umas 2 ou 3 matérias nas quais ele só tira zero. O melhor aluno também não é aquele vagabundo que só cola. Também pode não ser aquele honesto que sabe a matéria, mas com certeza o melhor aluno é aquele que percebe como as coisas na sala funcionam, é aquele que vê quais nerds são bons em quais matérias (para poder aprender com eles ou colar deles), vê quais vagabundos são os piores (para manter distância) e quais honestos estão em destaque (para poder colar neles e ser bem visto pelo corpo docente). Esse é o aluno ideal, não é honesto nem desonesto, não é nerd nem é burro não é vagabundo mas as vezes cola dos outros, suas notas são razoavelmente altas e conseqüentemente ele é bem visto pelos professores.

Existem sistemas um pouco mais complexos onde as categorias não são tão simples como honestos, nerds e vagabundos. Como o sistema da política ou o das favelas que talvez eu comente em outro artigo. Mas enfim cheguei no ponto que queria para começar a segunda parte, o exemplo que dei sobre o sistema na escola e o aluno ideal, foi um exemplo dado para falar sobre o segundo ponto sobre sistemas: o furo no sistema. Foi através de um furo do sistema que o aluno normal e observador descrito acima se tornou o aluno ideal, ele observa que todos os outros são comuns e não conseguem se tornar top de linha na classe, isso porque é assim que o sistema (escolar) funciona. “Os alunos podem se destacar mais não muito, para não rebaixar os outros”, é o que diz o sistema, mas quando você o observa bastante, você consegue ver um furo no sistema e consegue atravessá-lo facilmente dependendo de certas quesitos (no caso da escola é fácil mas nem sempre é assim). E é sobre esse fato, esses furos nos sistemas que eu gostaria de comentar com vocês, caros leitores, e gostaria de saber sua opinião sobre isso. Por favor comente a baixo, dizendo o que achou do texto!

Por: Henrique Rangel

3 comentários:

@lgr2k9 disse...

Legal... Tinha pensado já em fazer um post sobre isso no meu blog, mas não consegui desenvolver muito...
Porém o do Jovens Colunistas está bem mais explicativo... Muito Bom mesmo! Grande evolução!
O sistema não pode ser rompido pois quem se diz contra o sistema só tem essa opinião porque o proprio sistema o induziu a isso...

Anônimo disse...

Muito legal Henrique...
Confesso que achei que fosse uma indireta para os alunos "colões", mas você relacionou muito bem os fatos com o chamado, Sistema.

:)


Carolline Marinho

Anônimo disse...

ponto de vista interessante a dorei o blog.
falta atualizaçao pois ja li tudo.

Postar um comentário